Skinpress Rss

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Você sabe o que é Legastenia?

0

Por Erika Bauer e Maria Alice Fontes P. Novaes

Por que algumas pessoas têm dificuldade de leitura e escrita?
Atualmente várias pesquisas têm sido feitas na área de distúrbios de aprendizagem. Há algumas décadas, pouco se sabia sobre essas dificuldades e crianças passavam anos com problemas na escola e se tornavam adultos com dificuldades na vida profissional. Atualmente já possível se fazer diagnósticos precoces na área de aprendizagem e trabalhar de maneira preventiva com diversos recursos nos processos de avaliação, diagnóstico e reabilitação.

O que é legastenia?
Legastenia é a inabilidade do controle preciso dos movimentos oculares, ou seja, um distúrbio que envolve o controle do direcionamento do olhar que chega a prejudicar o desempenho nas tarefas de leitura e escrita. É considerado por muitos pesquisadores como sinônimo de dislexia e faz com que crianças afetadas troquem letras ao ler e escrever e, por isso, tenham dificuldades de compreender frases inteiras.

O que são movimentos sacádicos?
Movimentos sacádicos são os deslocamentos que os olhos realizam, a cada segundo para a realização de uma tarefa onde seja necessária o controle ocular fino. Esses movimentos sacádicos ligam todas as fixações oculares entre si, possibilitando por exemplo, a leitura e a escrita. Os legastênicos movimentam seus olhos com a mesma velocidade que pessoas saudáveis, entretanto o controle fino da motricidade ocular que é realizado pelo lobo frontal pode, no caso dos portadores de legastenia, ser pouco preciso e desencadear “perdas” rápidas controle ocular. Algumas áreas do lobo frontal permitem que controlemos nossos movimentos oculares de forma voluntária e consciente e são essas mesmas áreas que liberam os movimentos anti-sacádicos (movimento contrário).

Como a legastenia interfere no processo de leitura?
Na leitura, precisamos direcionar o olhar de forma específica e controlada para que nossos olhos se desloquem corretamente pelo texto, correndo de palavra em palavra. Assim , quando esse controle do direcionamento do olhar não acompanha as crescentes exigências escolares, podem surgir certos distúrbios de aprendizagem, e quando corretamente diagnosticados podem ser compatíveis com a legastenia.

Como é feito o diagnóstico?
Para o diagnóstico é necessário um exame oftalmológico especializado em que seja examinado o processo visual e o direcionamento do olhar a partir da adequação dos movimentos dos olhos. Nesse caso, não basta avaliar a acuidade visual, ou seja, o bom funcionamento dos olhos. Faz-se necessário avaliar o movimento dos olhos em algumas tarefas específicas.

Existe tratamento para a legastenia ?
Alguns pesquisadores estão desenvolvendo métodos que ajudam os legastênicos a aprender a ler. Esses métodos consistem em programas de computador que apresentam letras, segmentos de palavras e palavras completas de forma a incentivar o correto movimento ocular. O tempo de treinamento depende do nível de dificuldade de cada paciente, entretanto ainda não existe um consenso sobre a eficácia dos métodos para este treinamento.


Como fazer a prevenção?
Uma visita ao oftalmologista é indicada para crianças em fase de alfabetização, não só para avaliar a acuidade visual, mas o processamento visual. Para isso, é necessário consultar um oftalmologista especializado nesse tipo de diagnóstico. Em casos de crianças com problemas escolares, esse seria o primeiro passo. O diagnóstico é o único caminho para se fazer uma intervenção adequada, ou seja, indicar o tipo de tratamento. Isso pode impedir que a criança ou o adulto sejam considerados com pouco recurso intelectual ou até mesmo com deficiência mental, muitas vezes, ele apenas sofre de problema de percepção visual e precisa de apoio para controlar o direcionamento de seu olhar.

Fonte:http://silvanapsicopedagoga.blogspot.com.br/2013/01/voce-sabe-o-que-e-legastenia.html

0 comentários:

Postar um comentário