Skinpress Rss

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Finalidade da Psicopedagogia

0



A psicopedagogia surge com o compromisso de contribuir para compreensão de processo de  aprendizagem e identificação dos fatores facilitadores e comprometedores  desse processo, com vista a uma intervenção abrangendo tanto a área institucional como a área clínica.
A área institucional visa colaborar com a instituição familiar, escolar, educativa em geral ou de saúde a fim de que possam cumprir seu papel transmissor e construtor de conhecimento.
A atuação clínica caracteriza-se, em um trabalho terapêutico sobre o problema instalado, visando a reelaboração e retomada do processo de aprendizagem que apresenta dificuldade, de modo a desenvolver a autonomia e devolver o prazer na atividade de aprender. Desse trabalho fazem parte um diagnóstico do sintoma da não aprendizagem através de técnicas específicas e da integração de dados de outras áreas, como escolares, neurológicas, psicológicas e fonoaudiólogas.
O tratamento pode ser individual ou grupal, complementado com a orientação do grupo familiar em relação ao processo de aprendizagem, bem como a orientação junto à escola, face aos aspectos evidenciados no diagnóstico e/ou tratamento.

0 comentários:

Postar um comentário