Skinpress Rss

sábado, 6 de outubro de 2012

Desenvolvimento cerebral, epilepsia e dificuldade de aprendizagem Pesquisa aponta novidades acerca do amadurecimento dos circuitos neurais de crianças

0



Estudo confirma ligação genética uma forma de epilepsia associada a alucinações sensoriais, especialmente auditivas com uma interrupção no desenvolvimento cerebral durante a infância. O trabalho, coordenado por pesquisadores do Beth Israel Deaconess Medical Center (BIDMC), nos Estados Unidos, e publicado no site da revista Nature, apontou também novidades acerca do amadurecimento dos circuitos neurais de crianças. Os cientistas usaram no estudo camundongos modificados geneticamente e técnicas de análise de tecido cerebral por eletrofisiologia. Eles observaram que uma forma mutante do gene LGI1 estava prejudicando o desenvolvimento neural saudável. “No nascimento, o cérebro está carregado com sinapses que ajudam a ‘ligar’ os neurônios. Entretanto, se essas sinapses em excesso não forem adequadamente ‘podadas’, podem crescer demais, levando à transmissão excessiva de sinais excitatórios e ao desenvolvimento de condições patológicas, incluindo dificuldades de aprendizagem, autismo e epilepsia”, observa Matthew Anderson, do Departamento de Neurologia e Patologia do BIDMC, um dos responsáveis pelo estudo.

O artigo Arrested maturation of excitatory synapses in autosomal dominant lateral temporal lobe epilepsy pode ser lido na íntegra por assinantes da Nature em www.nature.com.

Fonte:http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/desenvolvimento_cerebral_epilepsia_e_dificuldade_de_aprendizagem.html (07/10/2012)

0 comentários:

Postar um comentário